top of page
Segurando dinheiro

Direito. Nada mais.

Integralização de capital social

Marcelo Guimarães Camargo 

A Integralização de bens imóveis de propriedade dos sócios ao capital de sociedades limitadas com o objetivo de reduzir custos tributários, conflitos entre herdeiros e proteção do patrimônio deve ser melhor analisada do ponto de vista dos seus benefícios.

foto capitolio.jpg

Lideranças, Capitólio e responsabilidade

Thiago de Azevedo Camargo 

A invasão do Congresso Americano por apoiadores do Presidente Trump merece uma profunda reflexão de todos os brasileiros.

Ninguém em sã consciência desconhece as nossas fragilidades. Não possuímos uma tradição robusta de eleições livres e periódicas. Nossa cidadania é incompleta. A pobreza, a má qualidade da educação e a brutal desigualdade dificultam o funcionamento de nossa democracia.

Teclado de Computador

Proteção de Dados e Gestão de Riscos

Thiago de Azevedo Camargo 

Os dados, as redes sociais e as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, são hoje um grande e promissor negócio global. As maiores e mais valiosas empresas do mundo são, em regra, da área de tecnologia, ultrapassando empresas tradicionais e consagradas.

Reformas, populismo e crise

Thiago de Azevedo Camargo

Publicado no Jornal O Tempo em 10/10/20 

O presidente Bolsonaro procurou sempre preservar sua popularidade e nunca fez qualquer ação efetiva em defesa de medidas de austeridade. Desde sempre, todas as ações do Presidente foram voltadas para a manutenção de sua base política e social, mesmo em momentos capitais, como na pandemia, em que editou a Medida Provisória 971/2020, concedendo aumento retroativo para policiais do Distrito Federal.

Micro e Pequenas Empresas - Fator de desenvolvimento e estabilidade social  

Marcelo Guimarães Camargo

A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre inciativa e o  pluralismo politico. Os objetivos fundamentais são uma sociedade livre, justa e solidária, garantia do desenvolvimento nacional, erradicação da pobreza, da marginalização, redução das desigualdades sociais e regionais e promoção do bem de todos, sem preconceitos e discriminação.

Minas Gerais 4.0: por uma agenda disruptiva pós-pandemia

Thiago de Azevedo Camargo

A experiência dolorosa vivenciada com a pandemia e as restrições ao convívio social acabaram por impor a adoção de soluções tecnológicas e inovadoras em diversas áreas. Agora mesmo transformações estão acontecendo em empresas, escolas, bancos e governos em resposta à pandemia. A telemedicina está sendo implementada em larga escala. Milhões de pessoas estão sendo contemplados pelo auxílio emergencial via banco digital. O teletrabalho está sendo massificado e uma série de empresas, clubes, escolas e governos lutam para adotar modelos de gestão e processos mais inovadores e digitais. 

Fazendo inventário

Fato do Príncipe

Marcelo Guimarães Camargo

A manifestação do Sr. Presidente da República em responsabilizar os governadores e prefeitos em relação ao pagamento das verbas decorrentes das rescisões dos contratos de trabalho e emprego, agitou o debate a a respeito da aplicação do artigo 485, da Consolidação das Leis do Trabalho. 

Contratos escolares em tempo de pandemia 

Thiago de Azevedo Camargo

A pandemia do novo coronavírus tem suscitado uma série de discussões na nossa sociedade.  Especialistas procuram entender o que está acontecendo e seus impactos na vida das pessoas, das empresas e dos governos. Além das questões estritamente sanitárias, uma avalanche de indagações aparece em diversas dimensões da vida em sociedade, diante da complexidade do fenômeno em escala mundial e sem precedentes na humanidade. O Direito, como não poderia deixar de ser, é chamado a regular uma infinidade de conflitos e relações pessoais, comerciais, politicas, procurando cumprir seu objetivo de pacificar a sociedade e regular os conflitos.

Pandemia: liderar e diminuir o grau de incerteza

Thiago de Azevedo Camargo

O mundo vem sofrendo a pior crise sanitária da história.  Fecharemos março com mais de 600 mil infectados e 28 mil mortos. Quase ¼ da população encontra-se com restrições ao convívio social e a circulação. Embora o desafio epidêmico não seja novo, a globalização impõe uma maior interconexão entre os países e os povos, com consequências na intensidade e velocidade de propagação de certas doenças, em todos os cantos do globo.

Estabilidade social. Microempresa.

Marcelo Guimarães Camargo

A crueldade do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães descortina o horizonte para as microempresas. Diz ele a respeito das linhas de crédito anunciadas pelo Governo Federal: “As operações só serão realizadas se for pra Caixa ganhar dinheiro. Não faremos operações com subsídios para ninguém. Não há a mais leve possibilidade de a Caixa realizar qualquer operação que não seja sustentável”.

Marília de Dirceu

Elizabeth Mayer

Marília de Dirceu, a bela e formosa declamada por Tomás Antonio Gonzaga. O poema antecede Belo Horizonte com suas ruas consumidas pelas águas de janeiro. 
Pelas ruas da cidade passaram os rios, levando o asfalto, concreto, carros, móveis urbanos e muito mais. 

©2020 por mgadvogados. Orgulhosamente criado com Wix.com

3132224747

bottom of page